quinta-feira, 3 de novembro de 2011

WEBQUEST




O projeto da Webquest:


Endereço da Webquest:
http://profguilhermegomes.blogspot.com



1-  Tema: A História do Corpo no Brasil
2-  Público-alvo: Terceiro ano do Ensino Médio
3-  Disciplina: Educação Física
4-   Conteúdos envolvidos: Manifestações corporais dos índios; dos negros e dos brancos
5-  Tempo previsto de duração: nov. /dez.
6-  Objetivos: Conhecer as manifestações corporais dos vários elementos que participaram da formação do povo brasileiro, em várias épocas de nossa História.
7-  Etapas da Webquest
Introdução
Olá jovens!
Bem vindos a bordo para um passeio pela História do corpo brasileiro.
Que tal um primeiro clique para começar?
Tarefa
Pesquisem em equipes de três colegas a informação introduzida, utilizando os sites indicados, para produção de um vídeo com duração de três minutos, sobre as manifestações corporais dos elementos formadores do povo brasileiro. Elabore o vídeo recriando o que vocês assistiram, ressaltando o aspecto corporal enunciado.

Processo
Cada membro da equipe pesquisará sobre as manifestações corporais de cada elemento formador do povo brasileiro.
Vocês deverão registrar os conteúdos em um pendrive, que ficará sobre a guarda de um dos estudantes, escolhido pelo grupo.
O vídeo deverá ser produzido em um editor de imagens com registro de créditos de autoria e fontes de pesquisa.
Recursos
Serão sugeridos links, mas cada equipe de estudantes elaborará seus próprios caminhos, respostas e conclusões.
Avaliação
Apresentação de vídeo produzido pela equipe de estudantes.
Leitura de relatos de aprendizagens e exposição de comentários.


Conclusões
Apresentação de um resumo das aprendizagens, descobertas e conteúdos. Bem como a expressão da opinião, da equipe de estudantes sobre o assunto pesquisado


8-  Utilizando a Webquest em sala de aula
O Webquest pode servir como uma forma de proceder ordenada e sistemática para descoberta de fatos e conteúdos.
Pretendo utilizá-lo como um auxílio ao conteúdo cognitivo de forma colaborativa.
9-  Referências
BARROS, Gílian Cristina. WEBQUEST: METODOLOGIA QUE ULTRAPASSA OS LIMITES DO CIBERESPAÇO. Paraná: EscolaBr, 2005

FRANCO, Maria de Fátima. Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa

RAMOS, Daniela Karine. POSSIBILIDADES E FORMAS DE COLABORAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CINTED-UFRGS, Novas Tecnologias na Educação, v. 5 n°2, Dezembro, 2007

KORFEBOL IN MARACANANZINHO parte 1